A Vila Velha constitui o núcleo original da Vila Urbana fortificada, estabelecida no último quarto do século XIII. O crescimento urbano de Vila Real ditou o fim da época dourada da vila como também o seu progressivo abandono, tendo chegado aos dias de hoje degradada e quase esquecida as suas marcas históricas e raízes medievais[1]. A parca memória existente que nem uma pequena fagulha reacendeu em 1996, ao descobrirem-se acidentalmente vestígios da outrora Vila Velha durante umas obras que decorriam no logradouro da Escola Secundaria Camilo Castelo Branco (vid. Fig.1). De imediato, o IPPAR efectiva uma intervenção arqueológica de emergência que viria reflectir-se no Plano Estratégico do Programa de Polis de Vila Real e subsequente Programa de Pormenor da Vila Velha com o objectivo de promover o conhecimento e valorização da memória histórica.

Fig.1 Intervenção Arqueológica de emergência no recinto do Liceu Camilo Castelo Branco em Vila Real.

A investigação arqueológica teve início em 2002 através de um conjunto de sondagens de avaliação prévia e decorreu de forma descontínua, em várias fases, até 2006. Neste processo, não só aprofundou-se o conhecimento sobre o local, como também conduziu às descobertas das “Portas da Vila” e de um troço de muralha, com torreão associado e ainda a identificação de uma torre que flanqueava a “Porta Franca”.

O primeiro aspecto a considerar é o da cintura muralhada que envolvia o espaço urbano da povoação. Não se tratava apenas de uma estrutura defensiva mas também de um símbolo que demonstrava o estatuto adquirido pela Vila. À semelhança de outras cercas urbanas a muralha da vila definia genericamente um recinto de planta tendencialmente ovalada. No sector norte encontra-se a “Portas da Vila”, originalmente cingida por duas torres laterais que faziam a sua protecção. Além deste acesso principal a vila possuía mais duas entradas, uma a Sul e outra denominada de “Porta Franca”, situava-se do lado poente.

Além da muralha e portas mais dois elementos sobressaiam na paisagem urbana da Vila Velha: a alcáçova e a igreja. A alcáçova localizava-se do lado poente da entrada principal da Vila. Por sua vez a igreja localizava-se na extremidade Sul da Vila. A informação recolhida com ênfase nos últimos 12 anos promoveu uma série de equipamentos culturais[1] como também o interesse da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Assim, a partir do trabalho que Fernando Lebres desenvolveu no seu mestrado que visava a representação tridimensional da Vila Velha, toda ela criada em 3DS Max, procedeu-se ao isolamento das muralhas (vid. Fig.2) e simplificou-se a mesma para uma mais fácil conversão para o formato WRL. A partir do modelo original simplificado extraiu-se ainda as “Portas da Vila” e a “Porta Franca” (vid. Fig.3).

Fig.3 - Representação Tridimensional da Muralha.

Fig.3 - Representação Tridimensional das Portas da Vila.

Comments closed